Uma tragédia familiar registrada na tarde de sexta-feira (21), em Itajaí, litoral norte de Santa Catarina, terminou com a morte de um casal no Bairro Espinheiros. O caso chocou familiares, vizinhos e colegas de Delson dos Santos Veiga, 57 anos, servidor aposentado do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul. A Polícia Militar confirmou se tratar de um feminicídio seguido de suicídio.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o Jornal Razão, veículo atuante no Estado, Veiga, teria atirado contra a esposa Neidi Castanho Zimpel Veiga, 43 anos. Em seguida, atirou contra ele mesmo. A arma usada foi um revólver registrado legalmente em nome de Veiga.
Ambos eram naturais de Guarani das Missões, no Rio Grande do Sul, e passaram por inúmeras cidades durante a carreira no Corpo de Bombeiros, inclusive, Santa Maria.
As filhas
Foram as próprias filhas do casal, de 7 e 19 anos, que encontraram os corpos ao retornar para casa. A filha mais velha relatou que os pais estavam em processo de separação, não aceito por Veiga. Na manhã do crime, ele pediu que as filhas saíssem de casa, afirmando que precisava conversar com a esposa.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, com apoio do Instituto Geral de Perícias (IGP).
Histórico de Veiga
Delson Veiga ingressou no Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul em 1991, após aprovação em concurso público em Santo Ângelo. Atuou em diversas cidades do Estado — entre elas Horizontina, Santa Rosa, Santa Maria, Giruá e Panambi — e teve carreira destacada.
Ao longo de mais de 20 anos de serviço, foi promovido a 1º sargento por tempo de serviço e merecimento. Assumiu o comando do Corpo de Bombeiros de Panambi em 2014 e teve atuação marcante em projetos sociais, educativos e comunitários, como o “Bombeiros nas Escolas”, além de participações em rádios e jornais locais com orientações preventivas. Era considerado um militar de conduta exemplar e comportamento excepcional pelos colegas.
Mesmo após a aposentadoria, continuava se dedicando aos estudos e cursava Bacharelado em Teologia Bíblica, em Panambi, no modo EAD.
Leia mais:
- Santa Maria receberá R$ 31 milhões do Governo Federal, anuncia secretário nacional
- Polícia Civil apreende arma e munições em propriedade rural de Itaara
- Michelle Bolsonaro se manifesta nas redes após prisão do ex-presidente